Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

Como organizar um evento esportivo?

Publicado em 10/01/2013 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

A elaboração de um evento esportivo nem sempre é uma tarefa fácil. Qualquer evento para dar certo precisa ser “seriamente elaborado, levando sempre em conta os objetivos, o perfil e o tamanho do evento”(Mota,p.3).

O Site Produzindo Eventos selecionou algumas dicas importantes para se ter êxito na produção e gestão de eventos esportivos, são elas:

1. Agende o evento com antecedência: Os eventos esportivos assim como qualquer outro evento, exigem preparação com bastante antecedência: reservar datas, horários nos locais desejados etc.

2. Detalhes do planejamento: É indispensável que os detalhes que podem interferir na realização dos jogos como: segurança no local, facilidade de acesso, alimentação, higienização dos banheiros etc. sejam considerados.

3. Contratar profissionais qualificados: É preciso que sejam selecionados profissionais capacitados encarregados desde as funções de limpeza até segurança no dia do evento.

4. Organização na programação: Decidir de antemão os dias e horários das competições para não haver confusão e conflitos de horários.Um artigo interessante para se entender a Sistemática das Competições pode ser vizualizado aqui.

5.Conhecer as regras dos esportes: É essencial conhecer as regras dos esportes, com suas caracteristicas, necessidade  no qua tange a infraestrutura do local e apoio aos atletas.

6. Premiação dos participantes: Os gastos com premiação dos participantes devem ser incluidos no planejamento. Caso não seja possível reconhecer o mérito dos jogadores com troféus e medalhas, é válido pensar em alternativas para que os atletas se sintam valorizados após os jogos.

7. Comodidade dos atletas: Se o evento for de grande porte, muitos atletas podem vir de outras localidades. É preciso pensar em alojamentos, hotéis, escolas em que os atletas possam se acomodar com segurança, assim como contratar um serviço de transporte para levá-los até o local dos jogos.

8. Divulgação: É muito importante que o evento seja divulgado nos meios de comunicação e essa despesa orçada no planejamento do evento. Caso o orçamento seja limitado, a divulgação on-line é uma boa alternativa.

9.Finalização do evento: Quando termina o evento outros cuidados são necessários:checagem de diversos itens, como a limpeza do local, a devolução de todos os objetos emprestados ou alugados, o retorno dos atletas para os locais onde moram, entre outros elementos que podem influenciar a opinião das pessoas em relação ao êxito do evento, afetando a sua credibilidade caso um desses itens não seja feito como deveria.

O portal Terra realizou uma entrevista muito interessante com o Professor Davi Rodrigues Poit que dá diversas dicas para se organizar um evento esportivo com sucesso, respeitando o cerimonial e evitando as gafes e erros. Veja:

http://terratv.terra.com.br/videos/Esportes/Esportes-Show/4321-383582/Conheca-dicas-importantes-para-organizar-um-evento-esportivo.htm

 

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Vídeos

Plano operacional da Copa do Mundo é tema de reunião realizada em Belo Horizonte Plano operacional da Copa do Mundo é tema de reunião realizada em Belo Horizonte

04/04 Plano operacional da Copa do Mundo é tema de reunião realizada em Belo Horizonte

Representantes das seleções conhecem a infraestrutura de Minas Gerais para a Copa do Mundo Representantes das seleções conhecem a infraestrutura de Minas Gerais para a Copa do Mundo

01/04 Representantes das seleções conhecem a infraestrutura de Minas Gerais para a Copa do Mundo

Governo de Minas lança canal de atendimento sobre doping esportivo Governo de Minas lança canal de atendimento sobre doping esportivo

25/03 Governo de Minas lança canal de atendimento sobre doping esportivo

Belo Horizonte vai receber partidas de futebol dos Jogos Olímpicos 2016 Belo Horizonte vai receber partidas de futebol dos Jogos Olímpicos 2016

25/03 Belo Horizonte vai receber partidas de futebol dos Jogos Olímpicos 2016

Jogador Tinga e árbitro Marcio Chagas conversam com Dilma sobre racismo. Jogador Tinga e árbitro Marcio Chagas conversam com Dilma sobre racismo.

14/03 Jogador Tinga e árbitro Marcio Chagas conversam com Dilma sobre racismo.

Representantes da Holanda conhecem o Mineirão Representantes da Holanda conhecem o Mineirão

26/02 Representantes da Holanda conhecem o Mineirão

Centro de Treinamento Esportivo em Belo Horizonte recebe certificação máxima em acessibilidade Centro de Treinamento Esportivo em Belo Horizonte recebe certificação máxima em acessibilidade

26/02 Centro de Treinamento Esportivo em Belo Horizonte recebe certificação máxima em acessibilidade

Começou as Olimpíadas de Inverno 2014!!! Começou as Olimpíadas de Inverno 2014!!!

06/02 Começou as Olimpíadas de Inverno 2014!!!

Desenvolvido por Softbis