Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

Como organizar um evento esportivo?

Publicado em 10/01/2013 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

A elaboração de um evento esportivo nem sempre é uma tarefa fácil. Qualquer evento para dar certo precisa ser “seriamente elaborado, levando sempre em conta os objetivos, o perfil e o tamanho do evento”(Mota,p.3).

O Site Produzindo Eventos selecionou algumas dicas importantes para se ter êxito na produção e gestão de eventos esportivos, são elas:

1. Agende o evento com antecedência: Os eventos esportivos assim como qualquer outro evento, exigem preparação com bastante antecedência: reservar datas, horários nos locais desejados etc.

2. Detalhes do planejamento: É indispensável que os detalhes que podem interferir na realização dos jogos como: segurança no local, facilidade de acesso, alimentação, higienização dos banheiros etc. sejam considerados.

3. Contratar profissionais qualificados: É preciso que sejam selecionados profissionais capacitados encarregados desde as funções de limpeza até segurança no dia do evento.

4. Organização na programação: Decidir de antemão os dias e horários das competições para não haver confusão e conflitos de horários.Um artigo interessante para se entender a Sistemática das Competições pode ser vizualizado aqui.

5.Conhecer as regras dos esportes: É essencial conhecer as regras dos esportes, com suas caracteristicas, necessidade  no qua tange a infraestrutura do local e apoio aos atletas.

6. Premiação dos participantes: Os gastos com premiação dos participantes devem ser incluidos no planejamento. Caso não seja possível reconhecer o mérito dos jogadores com troféus e medalhas, é válido pensar em alternativas para que os atletas se sintam valorizados após os jogos.

7. Comodidade dos atletas: Se o evento for de grande porte, muitos atletas podem vir de outras localidades. É preciso pensar em alojamentos, hotéis, escolas em que os atletas possam se acomodar com segurança, assim como contratar um serviço de transporte para levá-los até o local dos jogos.

8. Divulgação: É muito importante que o evento seja divulgado nos meios de comunicação e essa despesa orçada no planejamento do evento. Caso o orçamento seja limitado, a divulgação on-line é uma boa alternativa.

9.Finalização do evento: Quando termina o evento outros cuidados são necessários:checagem de diversos itens, como a limpeza do local, a devolução de todos os objetos emprestados ou alugados, o retorno dos atletas para os locais onde moram, entre outros elementos que podem influenciar a opinião das pessoas em relação ao êxito do evento, afetando a sua credibilidade caso um desses itens não seja feito como deveria.

O portal Terra realizou uma entrevista muito interessante com o Professor Davi Rodrigues Poit que dá diversas dicas para se organizar um evento esportivo com sucesso, respeitando o cerimonial e evitando as gafes e erros. Veja:

http://terratv.terra.com.br/videos/Esportes/Esportes-Show/4321-383582/Conheca-dicas-importantes-para-organizar-um-evento-esportivo.htm

 

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Vídeos

Análise FOFA aplicada à avaliação de projetos – Programa Ressoar. Análise FOFA aplicada à avaliação de projetos – Programa Ressoar.

26/06 Análise FOFA aplicada à avaliação de projetos – Programa Ressoar.

Torcedores lotam FIFA Fan Fest em Minas para ver o segundo jogo do Brasil na Copa. Torcedores lotam FIFA Fan Fest em Minas para ver o segundo jogo do Brasil na Copa.

18/06 Torcedores lotam FIFA Fan Fest em Minas para ver o segundo jogo do Brasil na Copa.

Fan Fest BH espera reunir 21 mil torcedores no Expominas – TV Alterosa Fan Fest BH espera reunir 21 mil torcedores no Expominas – TV Alterosa

11/06 Fan Fest BH espera reunir 21 mil torcedores no Expominas – TV Alterosa

Estado e PBH lançam plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. Estado e PBH lançam plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014.

10/06 Estado e PBH lançam plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014.

Minas Gerais lança guias orientados a torcedores para a Copa do Mundo Minas Gerais lança guias orientados a torcedores para a Copa do Mundo

03/06 Minas Gerais lança guias orientados a torcedores para a Copa do Mundo

Copa do Mundo  ajuda no aprendizado de alunos mineiros – Agência Minas. Copa do Mundo  ajuda no aprendizado de alunos mineiros – Agência Minas.

27/05 Copa do Mundo ajuda no aprendizado de alunos mineiros – Agência Minas.

Minha cidade-sede: Dupla Caju e Totonho apresenta Belo Horizonte – Ministério do Esporte Minha cidade-sede: Dupla Caju e Totonho apresenta Belo Horizonte – Ministério do Esporte

20/05 Minha cidade-sede: Dupla Caju e Totonho apresenta Belo Horizonte – Ministério do Esporte

Belo Horizonte e Minas Gerais já estão entrando no clima da Copa do Mundo – Agência Minas Belo Horizonte e Minas Gerais já estão entrando no clima da Copa do Mundo – Agência Minas

15/05 Belo Horizonte e Minas Gerais já estão entrando no clima da Copa do Mundo – Agência Minas

Desenvolvido por Softbis