Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

Abrir uma Academia de Ginástica pode ser um negócio lucrativo!

Publicado em 05/02/2013 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

Uma das atividades físicas mais apreciadas pelos brasileiros é a ginástica, haja vista que somos o segundo país com maior número de academias de ginástica, segundo dados do SEBRAE. É um mercado com grandes tendências de expansão.

Abrir uma academia de ginástica pode ser um negócio muito lucrativo, principalmente no verão. Mas por onde começar?

A primeira questão a ser esclarecida é que se você quer ser proprietário de uma academia de ginástica não necessariamente precisa ser formado em educação física, apesar de ser o ideal, mas é indispensável que o empreendedor tenha muito conhecimento no ramo, entenda o que a demanda mais procura e o que falta no mercado.

Invista em informação:Acumule conhecimento, faça pesquisas para entender as características do mercado, quem poderia o público-alvo do seu negócio, as abundâncias e as carências na sua cidade. Tenha isso muito claro!

Depois da pesquisa, verifique quais redes de academias funcionam na região que deseja atuar. Enfrentar grandes academias já consolidadas no mercado podem não ser uma boa opção no início, pois você terá que possuir equipamentos e infraestrutura no mesmo nível ou maior que os seus concorrentes. Analise com cuidado se não existe algum público de determinada renda mensal ou faixa etária que possa ser atendido em sua academia.

Considere também o perfil do seu público alvo. Por exemplo, se deseja montar a sua academia em uma cidade do interior onde as pessoas não costumam andar de carro, porque desperdiçar dinheiro com um espaço para estacionamento? Talvez a bicicleta seja o meio de transporte mais utilizado pelo seu público alvo e valha a pena reservar um espaço para um paraciclo.

Capital Inicial a ser investido: Para uma academia de médio porte em um bairro de classe média o valor estará entre 50 e 60 mil reais, incluindo a compra dos aparelhos, o aluguel do espaço e abertura da firma.

Estrutura: A estrutura da academia dependerá das atividades que serão desenvolvidas nela: Musculação, ginástica, lutas, natação, jump, spinning, pilates … Também são necessários equipamentos específicos como: colchonetes, halteres, anilhas, aparelhos usados para avaliação médica, ventiladores, espelhos, telefone na recepção, balcão e entre outros.

Os aparelhos de ginástica devem ser adquiridos em lojas específicas. Você pode entrar em contato com o fabricante dos aparelhos e negociar um preço mais baixo para compra de equipamentos em grande quantidade.

Também é importante que se reserve um espaço para recepção e uma sala de avaliação.

Uma ideia é reservar um espaço para vendas de roupas de ginástica, luvas, suplementos alimentares, toalhas, garrafas, meias, barrinhas de sereal. Para isso pode-se estabelecer parceria com algum estabelecimento ou alugar um espaço para alguém que já atua no ramo de produtos complementares para academia de ginástica.

Funcionários: Entre os prestadores de serviços devem estar recepcionista, faxineiro, professores (devidamente habilitados, graduados em educação física com registro no conselho de classe), além de um fisioterapeuta ou médico para realizar as avaliações médicas dos alunos na academia. Pense também na imagem que os funcionários devem passar da academia, contrate por exemplo pessoas com hábitos saudáveis e que possibilitem que os clientes se identifiquem.

Documentos necessários: Para abrir uma empresa é necessário registro na junta comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. O dono da empresa receberá um Número de Identificação do Registro de Empresa – NIRE. Em posse desse número a empresa deverá ser registrada na Receita Federal, na prefeitura da cidade que está localizada (alvará) e no Conselho Regional de Educação Física como prestadora de serviços desportivos.

Outro procedimento importante é entrar em contato com as operadoras de cartão de crédito para oferecer essa forma de pagamento aos seus clientes.

Por fim, devemos ressaltar que não basta que a academia seja montada, é preciso que ela se mantenha em funcionamento.

No Brasil é grande a procura durante o verão, mas nas outras épocas do ano, especialmente no inverno muitas academias sofrem com a desistência dos alunos. Por isso é indispensável que o proprietário invista na gestão de pessoas, no atendimento de qualidade, qualificação, planos mensais e marketing para manter os alunos matriculados e atrair novos clientes.

O SEBRAE elaborou este vídeo especial que traz as experiências de Thiago Drews com a Academia de Ginástica Brou Fitness. Ele relata como tudo começou e a experiência adquirida no decorrer do tempo de atuação no mercado.

 

O Geração Saúde está com edital de cadastramento de academias aberto. Confira!

Fonte: http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/montar-academia/
Fotos: FreeDigitalPhotos.net

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Vídeos

ABC do Esporte – Marcha Atlética ABC do Esporte – Marcha Atlética

18/12 ABC do Esporte – Marcha Atlética

Série Esportes Olímpicos: Esgrima Série Esportes Olímpicos: Esgrima

10/12 Série Esportes Olímpicos: Esgrima

Ligado em Saúde – Deficiência Física e Esporte Ligado em Saúde – Deficiência Física e Esporte

28/11 Ligado em Saúde – Deficiência Física e Esporte

Mineiros faturam 1 ouro, 5 pratas e 1 bronze nas finais dos Jogos Escolares da Juventude. Mineiros faturam 1 ouro, 5 pratas e 1 bronze nas finais dos Jogos Escolares da Juventude.

18/11 Mineiros faturam 1 ouro, 5 pratas e 1 bronze nas finais dos Jogos Escolares da Juventude.

Projeto “Correndo para o Futuro” revela atletas em Lagoa da Prata Projeto “Correndo para o Futuro” revela atletas em Lagoa da Prata

05/11 Projeto “Correndo para o Futuro” revela atletas em Lagoa da Prata

Análise FOFA aplicada à avaliação de projetos – Programa Ressoar. Análise FOFA aplicada à avaliação de projetos – Programa Ressoar.

26/06 Análise FOFA aplicada à avaliação de projetos – Programa Ressoar.

Torcedores lotam FIFA Fan Fest em Minas para ver o segundo jogo do Brasil na Copa. Torcedores lotam FIFA Fan Fest em Minas para ver o segundo jogo do Brasil na Copa.

18/06 Torcedores lotam FIFA Fan Fest em Minas para ver o segundo jogo do Brasil na Copa.

Fan Fest BH espera reunir 21 mil torcedores no Expominas – TV Alterosa Fan Fest BH espera reunir 21 mil torcedores no Expominas – TV Alterosa

11/06 Fan Fest BH espera reunir 21 mil torcedores no Expominas – TV Alterosa

Desenvolvido por Softbis