Informações Gerais

Varginha está localizada a 320 km de Belo Horizonte, na região sul do Estado de Minas Gerais. A cidade, com 123.081 habitantes, tem sua história ligada à riqueza dos anos de ouro do café. Atualmente, a economia do município é bastante diversificada: empresas comerciais e de serviços atendem à população de toda a região.

O setor industrial apresenta um grande crescimento, com a instalação de modernas fábricas – principalmente de eletrodomésticos, autopeças e alimentos. Varginha, que se tornou mundialmente conhecida como "a cidade do ET" depois da suposta aparição de criaturas alienígenas, em 20 de janeiro de 1996, é uma das cidades-polo da região do sul de Minas.

Hospedagem

A cidade possui 31 meios de hospedagem, que totalizam cerca de 723 unidades habitacionais e 1.844 leitos.

Localização

Distância das principais cidades brasileiras:

Belo Horizonte 314 km
Brasília 892 km
Salvador 1.669 km
São Paulo 319 km

Distância e tempo de voo até o Rio de Janeiro:

396 km
2 horas e 12 minutos

Saúde

A cidade possui 276 leitos em 107 unidades de saúde de diversas especialidades.

Acessos

Transporte

Terminal Rodoviário de Varginha
Avenida Benjamim Constant, 1.000 - Centro

Acesso rodoviário

A cidade é ligada a Belo Horizonte e a São Paulo pela BR-381, ao Rio de Janeiro pela BR-116, e a Brasília pela BR-354 e pela BR-040.

Aeroporto

Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky
Avenida José Ribeiro Tristão, s/n° - Centro

Geografia

Latitude -21° 33' 05''
Longitude 45° 25' 49''
Altitude média: 916 metros
Temperatura Média anual: 21°C

Turismo e Cultura

A cidade possui muitos atrativos naturais, ideais para atividades ao ar livre e esportes radicais, como a represa do Lago de Furnas, as reservas de Mata Atlântica do Parque São Francisco e da Fazenda Mata Nativa, a região montanhosa da Pedra Vermelha e Carrapato e a Bacia Hidrográfica do Rio Verde.

Os atrativos culturais de destaque são o Teatro Municipal, a Nave Espacial e festivais musicais, de dança, poesia, teatro e capoeira.

O Estádio Municipal Dilzon Melo, o Melão, tem capacidade para acomodar 15.000 torcedores, e possui estrutura para receber equipes para treinamentos e partidas oficiais.

Fotos da Cidade

Comunicação

A cidade dispõe de sistema de comunicação completo, com telefonias fixa e móvel e acesso à internet banda larga e sem fio.

Estrutura Esportiva

Escolha o Centro de Treinamento

Fechar

Estrutura Esportiva
Clube Campestre de Varginha

Endereço

Ilha Grande do Rio Verde, s/n° - Bairro Penedo
CEP 37062-195

Contato

Jaime Roberto Alves Macedo
(35) 3690-2128 / 9963-6761

clubecampestre@campestrevarginha.com.br

Modalidades Aptas

Tênis, Tênis em cadeira de Rodas, Futebol

Tradição Esportiva

O Clube Campestre de Varginha foi fundado em 21 de setembro de 1962. Localizado na Ilha Grande do Rio Verde, no bairro Penedo – entre Varginha e Três Corações – o Clube passou por várias mudanças nesses 50 anos de existência. O projeto nasceu graças à vontade que alguns membros do Rotary Clube de Varginha tinham de criar uma área de lazer para o convívio de suas famílias e amigos.

Entre os esportes praticados no Campestre, podemos citar o tênis, implantado no Clube no início da década de 70. O esporte ganhou um departamento específico filiado à Federação Mineira de Tênis, e o clube pode sediar torneios oficiais. Hoje são mais de cem tenistas que podem praticar a atividade em 11 quadras.

Destaque também para o futebol, com dezenas de equipes formadas por associados. A natação também já trouxe inúmeras conquistas por meio de atletas revelados no clube. Campeonatos de natação de várias categorias e estilos são realizados durante todo o ano, com a presença de clubes e atletas de toda a região. O departamento de vôlei promove torneios desde 1979, contando com a participação de atletas profissionais de destaque nacional.

A bocha, originária da Europa, entrou para o Clube Campestre em 1976. O departamento da modalidade promoveu, ao longo desses anos, vários amistosos com clubes paulistas e mineiros – e fundou inclusive a Liga Sul Mineira de Bocha. Todos os anos, o clube sedia campeonatos de duplas e individuais, contando com mais de 50 participantes.

Quanto ao judô, uma escolinha está em atividade desde 1999. O técnico, premiado judoca e grande incentivador do esporte, já conduziu os alunos à conquista de vários títulos em campeonatos regionais e estaduais. Outros esportes e atividades praticados no clube são: peteca, futsal, squash, biribol, runner, hidroginástica, tênis de mesa, sinuca, skate, bicicross, pescaria esportiva, tirolesa, vôlei de praia e aulas de dança e de condicionamento físico com assistência de personal trainers.

A instalação já sediou o Campeonato Mineiro de Tênis, a pré-temporada de equipes de futebol profissional e da seleção brasileira, campeonatos de futebol, dentre outras competições.

Descrição

O clube é um amplo complexo esportivo e de lazer. São 11 quadras de tênis com piso de saibro, cinco cobertas; 11 quadras de peteca; duas quadras de bocha; duas quadras de squash; seis saunas, sendo quatro a vapor e duas secas; parque infantil de madeira; vestiários masculino e feminino; ambulatório; oito bares e lanchonetes; dois campos de futebol society; piscina; duas piscinas infantis; 12 quiosques com churrasqueira; berçário; três pesqueiros; complexo térmico com piscina, bar e sauna; sala de musculação; duas piscinas para biribol; dois campos de futebol; pista de caminhada; uma quadra de areia; pistas de bicicross e skate; e um ginásio poliesportivo.

Toda a estrutura encontra-se em área de beleza natural, e as instalações adotam equipamentos e práticas sustentáveis, como energia solar e aquecimento a gás, visando à preservação do meio ambiente.

Serviços e áreas disponíveis

Item Sim Não
Alojamento no local, sem necessidade de transporte   X
Sala de condicionamento físico e musculação. X  
Sala destinada para os primeiros socorros. X  
Sala de tratamento médico X  
Sala de fisioterapia e massagem. X  
Sala de reunião e palestras. X  
Sala privada para a gerência da delegação. X  
Restaurante no local, que possa fornecer serviços completos ou em regime de meia pensão. X  
Lanchonete no local, que possa fornecer lanches e bebidas durante todo o dia. X  
Sauna seca. X  
Sauna a vapor. X  
Sala multimídia dotada de projetores de vídeo, equipamentos de som, etc. X  
Sala de descanso e relaxamento. X  
Acesso controlado e equipe de segurança no local. X  
Área para depósito de equipamentos esportivos. X  
Possibilidade de uso dos equipamentos esportivos com exclusividade pelo Comitê.   X

Fotos da Estrutura Esportiva